Gruit Beer x Amazon Gruit Ale

A busca pelo conhecimento sobre cerveja tem aumentado esses últimos anos. Seja como hobby, profissionalmente como Cervejeiro ou Sommelier de Cervejas, como uma opção de negócio ou mesmo por curiosidade. O fato é que com essa “popularização” a maior parte das pessoas sabe que as matérias primas principais para produção de cerveja são o malte de cevada, a levedura, a água e o lúpulo. O que grande parte não sabe é que este último começou a ser mais utilizado depois da descoberta de suas propriedades, principalmente bacteriostáticas, pela Hildegard Von Bingen (uma mulher, sim! Falaremos mais sobre ela nos próximos posts). Existem alguns registros sobre plantações de lúpulo, ou até uma possível utilização na cerveja, mas de forma mais isolada ….

Antes do lúpulo, costumava-se usar algumas ervas que conferiam aroma e até amargor também. A essas ervas, denominava-se GRUIT! Sim, gruit!

gruit

A produção de Cerveja era tarefa feminina e as receitas passavam de geração para geração. Claro que a cerveja naquela época era bem diferente do que conhecemos hoje, mas o Gruit tinha o seu lugar de destaque, tanto que sofreu regulações dos mosteiros e depois dos nobres que cobravam altos impostos sobre eles… As pessoas que produziam o Gruit, eram chamadas de Gruitier, normalmente pessoas que tinham conhecimento de botânica.

As ervas básicas utilizadas para a produção do Gruit eram a Mírica (Myrica Gale), Mil folhas ou Aquileia (Achillea Millefolium) e Wild Rosemary (Rhododendron Tomentosum ou Ledum Palustre). Segundo Randy Mosher, elas têm uma certa toxicidade, cuidado! Não vai fazer cerveja com qualquer coisa que você achar pela frente. É maravilhoso experimentar e ousar, mas estudem antes de fazer!

gruit-3

lupulindas

Toda essa explicação tem um motivo, tá chegando o dia internacional da mulher! Esse ano a Pink Boots Society definiu que nós brassaremos uma Ancestral Beer, e a Confraria Lupulindas da Amazônia não vai ficar de fora e vai ter Gruit na receita sim!!!!

Mas o nosso Gruit será com ervas amazônicas para trazer nossa identidade para a cerveja. Uma Gruit Amazon Ale com aromas e sabores direto da floresta. Sim, porque na Amazônia tem cerveja. Sim, porque na Amazônia tem mulheres Cervejeiras. Sim, porque nosso evento será lindo e tá todo mundo convidado a participar no dia 05 de março…. Em breve, mais detalhes do local e do evento. Nos vemos lá!

Só para vocês sentirem o gostinho, mais um spoiler da nossa visita ao ver o peso…

5 comentários em “Gruit Beer x Amazon Gruit Ale

Deixe um comentário